terça-feira, 1 de maio de 2018

GELL - um grupo de estudos e intervenção


O GELL – Grupo de Estudos em Leitura Literária – existe desde 1993 e objetiva proporcionar um encontro profícuo entre o leitor e o livro literário. Coordenado pela Pedagoga Cristina Maria Rosa e integrado por estudantes de Pedagogia e Letras da UFPel, Bibliotecários, Filósofos Licenciados em Letras e Teatro, Mestrandos em Educação e Pedagogos, desenvolve intensa programação que culmina na formação do leitor literário em espaços de letramento. Propicia a efetiva relação entre Ensino, Pesquisa e Extensão através de ações que capacitam o estudante universitário a apresentar o livro literário a todos os públicos: crianças, professores, bibliotecários, estudantes, pais, avós...
Referencial: Escritos de Ana Maria Machado (2002), Bartolomeu Campos de Queirós (2009), Beatriz Cardoso (2014), Cristina Maria Rosa (2017), Graça Paulino (2014), Lígia Cademartori (2014), Regina Zilberman (2003), Tzvetan Todorov (2012) e Yolanda Reyes, entre outros, sustentam as reflexões e atitudes do GELL na Escola, na Universidade e na Cidade.
Metodologia: De cunho qualitativo, a metodologia adotada pelo GELL é integrada por três ações: estudo (formação), experimento (ação) e reflexão (avaliar e divulgar). Com os vínculos estabelecidos desenvolvem-se habilidades fundamentais através da mediação literária, desde o contato com o público como com obras, autores e locais plurais de formação.
Atuação: Ao atuar na escola pública e conhecer a intervir com públicos em vulnerabilidade social, criam-se laços fortes e enriquecedores que contribuem para a formação acadêmica e também pessoal. A proposta do GELL vai ao encontro do que Yolanda Reyes (2010) define como mediador: um agente que torne possível o encontro de um livro e um leitor.

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