quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Maus tratos emocionais: uma conferência

Imagem : Samara Peres
Sala de Leitura Erico Verissimo e a Disciplina Preparação para Trabalho Final de Curso, da licenciatura em Pedagogia (FaE/UFPel) receberam, na quarta, dia 29 de novembro, no auditório do Museu do Doce, a pesquisadora Jane Felipe. O tema de sua conferência foi “Literatura e maus-tratos emocionais contra mulheres e crianças”.
Imagem: Samara Peres
As estudantes de Pedagogia que frequentam o oitavo semestre da Licenciatura na Faculdade de Educação da UFPel puderam, além de interagir com  a professora, ouvir contos lidos por ela cujas temáticas abordam ou se referem a questões de mulheres como maus tratos e relacionamentos abusivos.
Jane Felipe mencionou esse nicho de produção literária nascido das inúmeras histórias reais ouvidas em sala de aula, em palestras e em conversas com amigas e alunas. De confidências, essas questões de mulheres se tornam argumentos para uma criação literária. Com contos bem humorados e irônicos, o intuito é divertir, fazer pensar e, ao mesmo tempo, compreender o universo feminino.
Imagem: Rose Lima
Café no Mercado Central
À tarde, entre uma conferência e outra, as professoras e estudantes que organizaram a aula se deslocaram com a palestrante para um café no Mercado Central. A escolhida foi a confeitaria Imperatriz Doces Finos. Foi um momento de descontração e guloseimas, acompanhadas por café e suco de frutas silvestres. Na imagem, Heloisa Duval de Azevedo, Cristina Rosa, Jane Felipe, a conferenciasta e Ieda Kurtz.
Quem é Jane Felipe
AImagem da autora
Professora titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduada e licenciada em Psicologia pela UFRJ, Mestre em Educação pela UFF, Jane é Doutora em Educação e tem pós-doutorado em Cultura Visual pela  Universidad de Barcelona. Desde 2013 vem se dedicando também à escrita literária e, na palestra, a partir da literatura, a pesquisadora discutiu as diversas formas de violência contra mulheres e crianças, em especial os maus-tratos emocionais. Possui varias publicações no campo das infâncias e educação e recentemente lançou os livros de literatura "Contos para ler a três" (Editora Bestiário) e "Escândalos Reinventados" (Editora Class, 2017). Esses dois livros foram autografados pela porfessora n atarde de ontem.

Créditos:
Título: Literatura e maus-tratos emocionais contra mulheres e crianças
Convidada: Drª Jane Felipe
Dia: 29/11/2017
Hora:14:30 à 18 horas
Local: Museu do Doce. Centro Histórico de Pelotas
Organizadoras: Drª Heloisa Duval e Drª Cristina Maria Rosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário