segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Literatura e maus-tratos emocionais contra mulheres e crianças

Sala de Leitura Erico Verissimo e a Disciplina Preparação para Trabalho Final de Curso, da licenciatura em Pedagogia (FaE/UFPel) recebem, na quarta, dia 29 de novembro, às 14 horas, a pesquisadora Jane Felipe que abordará o tema “Literatura e maus-tratos emocionais contra mulheres e crianças”.
Jane Felipe é professora titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduada e licenciada em Psicologia pela UFRJ, Mestre em Educação pela UFF, Jane é Doutora em Educação e tem pós-doutorado em Cultura Visual pela  Universidad de Barcelona. Desde 2013 vem se dedicando também à escrita literária e, na palestra, a partir da literatura, a pesquisadora pretende discutir as diversas formas de violência contra mulheres e crianças, em especial os maus-tratos emocionais.
Para a professora, temas como violência benévola e micromachismos também podem ser encontrados em diversos artefatos culturais e situações do cotidiano e precisam ser discutidos e problematizados no âmbito das famílias e das escolas. Neste sentido, a literatura pode ser uma importante aliada para pensarmos sobre o tema.
Como pesquisadora, Jane Felipe integra o GEERGE - Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero - vinculado à linha de pesquisa Educação, Sexualidade e Relações de Gênero, do PPGEDU/FACED/UFRGS e é coordenadora do GEIN - Grupo de Estudos em Educação Infantil e Infâncias, da mesma instituição. Seus temas de estudo são: infâncias, scripts de gênero, sexualidade, educação infantil, educação sexual na escola, pedofilia e pedofilização como prática social contemporânea. Atualmente coordena a pesquisa internacional intitulada “Violências de gênero, amor romântico e famílias: entre idealizações e invisibilidades, os maus tratos emocionais e a morte”.
Jane possui varias publicações no campo das infâncias e educação e recentemente lançou os livros de literatura "Contos para ler a três" (Editora Bestiário) e "Escândalos Reinventados" (Editora Class, 2017).

Referências sobre o tema:
MESQUITA FILHO, M.; EUFRÁSIO, C.; BATISTAII, M. A. Estereótipos de gênero e sexismo ambivalente em adolescentes masculinos de 12 a 16 anos. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-12902011000300003&script=sci_arttext
FORMIGA, N. S.; GOUVEIA, V. V.; SANTOS, M. N. Inventário de sexismo ambivalente: sua adaptação e relação com o gênero. Psicologia em estudo, Maringá, v. 7, n. 1, p. 103-111, jan.-jun. 2002.
FORMIGA, N. S. Consistência mensurável do sexismo ambivalente no contexto brasileiro. Psicologia.com.pt: o portal dos psicólogos, ago. 2006. Disponível em: <http://www.psicologia.com.pt/artigos/textos/A0301.pdf>
FORMIGA, N. S. Valores humanos e sexismo ambivalente. Revista do Departamento de Psicologia- UFF,  Niterói, v. 19, n. 2, p. 381-396, dez. 2007.    
GALET, Carmen; FELIPE, Jane. La violencia de género. Un estudio comparativo entre Brasil y España. In: Em aberto. Dossiê Educação e Diferenças, n. 96. 2016. 

A sala de leitura
Criada para promover a leitura literária no espaço acadêmico, a Sala de Leitura Erico Verissimo foi e tem sido responsável por propor e desenvolver micropolíticas de leitura – políticas dedicadas a intervir na existência singular dos sujeitos, tornando-os entregues à fantasia – libertos do agir prático e da necessidade (Queirós, 2009) – através da fruição literária. Tem como objetivo a qualidade da existência humana, um bem inalienável.
Para a Coordenadora da Sala, professora Cristina Rosa, micropolíticas de leitura são atitudes engendradas a partir de um projeto literário que intenciona inserir crianças, estudantes e professores dos anos iniciais em uma sociedade leitora. É um projeto literário e também uma ação política.
Entre os Objetivos da Sala de Leitura está o desejo de democratizar o poder de criar, imaginar, recriar, romper o limite do provável; acolher a todos e concorrer para o exercício de um pensamento crítico, ágil e inventivo; possibilitar à infância acesso ao texto literário como essencial para o seu crescimento; promover atividades que tem a literatura como objeto central; fazer do País uma sociedade leitora e sonhar um país mais digno.

Créditos:
Título: Literatura e maus-tratos emocionais contra mulheres e crianças.
Convidada: Drª Jane Felipe
Dia: 29/11/2017. Hora:14:30.
Local: Museu do Doce. Centro Histórico de Pelotas.
Organizadoras: Drª Heloisa Duval e Drª Cristina Maria Rosa


Nenhum comentário:

Postar um comentário