sexta-feira, 1 de setembro de 2017

EMEI Ruth Blank: um dia de leitura literária

A sala de leitura e a formação do leitor literário
As micropolíticas de leitura literária desencadeadas pela Sala da Leitura Erico Verissimo da FaE/UFPel buscam aproximar universitários dos livros e do gosto por ler, além de estabelecer contato profícuo com a escola e os futuros leitores. Integrada à Licenciatura em Pedagogia, a Sala de Leitura é um espaço de exercício qualificado dos saberes literários como saberes docentes (PAULINO, 2001) e pauta-se pelo argumento de que a formação do mediador literário é estruturador e primordial no exercício cotidiano da docência, nos anos iniciais da escolarização, que, no Brasil, é obrigatória desde os 4 anos de idade.
Pesquisas indicam que a totalidade das crianças que chegam à escola pública precisam ser alfabetizadas literariamente (ROSA, 2015), uma vez que parte considerável das famílias das quais são oriundas, leem pouco. Literatura? Quase nada.
Resultados de pesquisas recentes indicam que o acesso à leitura literária e o consequente conhecimento de obras, gêneros, ritos e benesses de práticas letradas ocorrem primordialmente na escola. É nela que as crianças, desde tenra idade, veem professores lendo, manipulam livros e seus conteúdos e dialogam sobre tramas e seus desfechos.
Sem essa “apresentação”, a leitura literária tem vida curta nos poucos anos de escolaridade a que são submetidos os filhos das classes populares e cabe ao docente – ao professor dos anos iniciais, especialmente do pré-escolar ao quinto ano – ser capaz de tornar o experimento com os primeiros livros e a variedade de gêneros, uma experiência na vida dos pequenos.
Ao propor e desenvolver micropolíticas de leitura, entre elas, leituras literárias para crianças na escolas, a Sala de Leitura Erico Verissimo tem se tornado um lócus desencadeador de relações múltiplas com o livro e a literatura, mas, também, com a formação de leitores e mediadores.
Na Escola Infantil Ruth Blanck em 31/08/2017
A primeira sensação quando se adentra os espaços coloridos e o entrono arborizado da Escola Municipal Infantil Ruth Blanck, localizada no Parque Dom Antonio Zátera, em Pelotas, é de bem estar.
Crianças, em três turmas por turno, brincam, aprendem, dançam, modelam, desenham e pintam, ouvem violão e cantam, leem e ouvem narrativas, falam, escutam e argumentam.
Pela manhã, integrado à programação da Sala de Leitura Erico Verissimo na Semana “Ler não entra em recesso”, um grupo de personagens do GELL – Grupo de Estudos em Leitura Literária esteve na escola. A escolha foi ler A Zeropeia, de Betinho e Assim Assado, de Eva Furnari.
Encantados com os personagens, as crianças e suas professoras mostraram que a leitura, ali, não é novidade ou festa: é habito. Como disse Bartolomeu Campos de Queirós, professor tem de ter hálito de leitura e, pareceu que ali, isso é o que todos têm.
Pela manhã, uma Bruxa, a Fada Madrinha e a Doutora Girafalda Bichófila, Veterinária do Sítio do Picapau Amarelo, abriram seus segredos para as crianças: livros, maletas, varinhas mágicas, histórias do passado.
À tarde, além da Fada Madrinha e a Doutora Girafalda Bichófila, a Cinderela – toda vestida em azul turquesa e portando seus encantadores sapatos de cristal – também apareceu. De carruagem, veio conversar com as crianças, ler histórias e contar de seus bailes.
As meninas e meninos bailarinos da escola, ficaram tão empolgados que resolveram dançar para ela.
Foi um espetáculo!
Ao fim da tarde, depois da leitura e do show de dança, ela convidou a todos para o próximo baile no castelo. As crianças ficaram empolgadas e prometerm pensar...
O GELL - Grupo de estudos em leitura literária - escolheu um pequeno grupo de livros para apresentar às crianças. É uma estratégia, para tornar o tema da obra e seu desfecho uma possivilidade de diálogo entre as professoras que, desse modo, podem colher informações sobre como uns e outros receberam a leitura.
Entre os livros levados pelo GELL, os que as crianças mais gostaram foram os da Eva Furnari, a prima escritora e ilustradora da Bruxa. Mas A Zeropeia, do Betinho, foi lido em todas as turmas e muito bem recebido. A Tainá, que tem só quatro anos, adorou. Ela sabe folhear direitinho!
EMEI Ruth Blanck
A Escola Municipal de Educação Infantil Ruth Blanck é uma escola encantadora: pelo clima, pela localização, pelas professoras e direção que nela trabalham e pelo ideal que ela mantém ativo: ofertar às crianças a arte em várias expressões.
Em retribuição ao grupo da Faculdade de Educação que lá esteve a Direção da Escola ofertou o espaço para estágios, saraus, cursos e palestras. Nós agradecemos!

------X------X------X------
Hálito de leitura: ENTREVISTA de Bartolomeu Campos de Queirós a Juliana Ângelo, Rosangela Guerra e Silvana Costa. Revista Presença Pedagógica. NOVEMBRO/DEZEMBRO DE 2007.
Link: http://presencapedagogica.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário