terça-feira, 29 de agosto de 2017

Semana “Ler não entra em recesso!”

A Sala de Leitura Erico Verissimo (FaE/UFPel) estará desenvolvendo uma série de eventos nos dias de recesso entre o primeiro e o segundo semestre letivos da UFPel. Todos gratuitos, focam a formação do leitor literário e a formasção do professor na escola.
Apoiada pelo PET Educação, o GELL desenvolve micropolíticas de leitura, entre elas, cursos livres, saraus literários, pesquisas sobre o livro e a literatura e aulas em ambientes.
Acompanhe a agenda do GELL – Grupo de Estudos em Leitura Literária – e participe dos eventos.
Semana “Ler não entra em recesso”.
29/08 – Reunião preparatória para o curso de formação de professores a ser desenvolvido no sábado, dia 02. Foco: Apresentar autores e suas obras para os professores, demonstrar nosso encantamento com os livros e a leitura, afirmar a importância da leitura para crianças e indicar possibilidades de trabalho com autores, livros e gêneros diferenciados. Local: Mercado Central, 18 horas;
30/08 – Publicação no Blog da Sala de Leitura Erico Verissimo dos resultados da pesquisa “A professora, o aluno e os ovos” te representa?
A investigação informal e seus resultados integra a formação das estudantes de Pedagogia Pensando sobre a Profissão, desencadeada em 01 de agosto de 2017 pelo PET Educação.
Disponível em: http://crisalfabetoaparte.blogspot.com.br/2017/08/a-professora-o-aluno-e-os-ovos-te.html

31/06 – Leitura na Escola
Leitura da obra A Zeropéia, de Herbert de Souza, para as seis turmas de crianças entre quatro e cinco da EMEI Ruth Blank.
Local: Parqeu Dom Antonio Záatera, 221. Hora: manha, 9 horas; tarde: 15 horas.
Leitura de Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato para os quintos anos da Escola Fernando Treptow. Manhã, na Biblioteca da escola.

01/09 – Leitura Literária
Leitura de Contos de Horror para os 9º anos da Escola Fernando Treptow.
9 horas da manhã, na Biblioteca da escola.
Leitura de Ana Maria no Castelo Encantadso, de Erico Verissimo, para as crianças da E.E.E.F Padre Anchieta.
Local e hora: Av. Domingos de Almeida, 3150/Areal. 14 horas

02/09 - Curso de Formação de professores em leitura literáaria.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonio Joaquim Dias. 
Local e data: Sábado, 9 às 11 horas nas dependências da escola.
Av. Cidade de Lisboa, 2640.

A sala de leitura e a formação do leitor literário
As micropolíticas de leitura literária desencadeadas pela Sala da Leitura buscam aproximar universitários dos livros e do gosto por ler, além de estabelecer contato profícuo com a escola e os futuros leitores.
Integrada à Pedagogia, a Sala de Leitura é um espaço de exercício qualificado dos saberes literários como saberes docentes (PAULINO, 2001) e pauta-se pelo argumento de que a formação do mediador literário é estruturador e primordial no exercício cotidiano da docência, nos anos iniciais da escolarização.
Pesquisas indicam que a totalidade das crianças que chegam à escola pública precisam ser alfabetizadas literariamente (ROSA, 2015), uma vez que parte considerável das famílias das quais são oriundas, leem pouco ou quase nada. Resultados de pesquisas recentes indicam que o acesso à leitura literária e o consequente conhecimento de obras, gêneros, ritos e benesses das práticas, ocorre primordialmente na escola e deve ser considerado como um dos saberes na formação de leitores. Sem essa “apresentação”, a leitura tem vida curta nos poucos anos de escolaridade a que são submetidos os filhos das classes populares e cabe ao docente – ao professor dos anos iniciais, especialmente do primeiro ao quinto – ser capaz de tornar o experimento com os primeiros livros e a variedade de gêneros, uma experiência na vida dos pequenos.
Ao propor e desenvolver micropolíticas de leitura, entre elas, visitas guiadas para conhecimento do acervo e do espaço, cursos livres, saraus literários, pesquisas sobre o livro e a literatura e aulas em ambientes, a sala tem se tornado um lócus desencadeador de relações múltiplas com o livro e a literatura, mas, também, com a formação de leitores e mediadores.

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