sábado, 15 de julho de 2017

Semana Literária Herbert de Souza, o Betinho


A segunda semana de julho (10 a 14/07/2017) foi intensa na Sala de Leitura Erico Verissimo. Dedicada ao Escritor Herbert de Souza, o Betinho, teve aula na Livraria, matéria publicada em BLOG, crianças brincado de guarda-chuva e sanduíche de atum com suco de uva.
Ao propor e desenvolver micropolíticas de leitura, entre elas, visitas guiadas para conhecimento do acervo e do espaço, cursos livres, saraus literários, pesquisas sobre o livro e a literatura e aulas em ambientes, a Sala de Leitura tem se tornado um lócus desencadeador de relações múltiplas com o livro e a literatura, mas, também, com a formação de leitores e mediadores.
Conheça a agenda desenvolvida pelo Gell – Grupo de Estudos em Leitura Literária – que culminou com uma Visita guiada à Sala para o primeiro Semestre da Pedagogia da FaE/UFPel.
10/07 – Atividades
1.      Estudos da obra A Zeropéia, de Herbert de Souza
O livro “A Zeropéia” foi escrito para as crianças pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, e lançado em 1993. É uma interessante narrativa que ensina as crianças e serem elas mesmas, com suas próprias idéias na cabeça. Este foi o caminho que Betinho encontrou para mostrar à criança que precisamos, antes de tudo, gostar de nós mesmos. Respeitar as opiniões diferentes não significa abdicar de nossas próprias idéias. Existe também um CD “A Zeropéia”, que foi lançado em Belo Horizonte no ano de 2004.
Local e hora: Sala de Leitura, 17 horas
11/07 – Aula pública de Literatura Infantil. Tema: Critérios de escolha e de relevância de obras literárias infantis: um estudo
Local: Livraria Vanguarda, das 9 às 11 horas
12/07 – Reunião de preparação para as leituras públicas da semana.
Local e hora: Sala do PET Educação, das 10 às 12 horas;
13/07 – Quinta-feira             
1.      Leitura literária para crianças: o GELL recebe o 5º Ano da E.E.E.F. Dr. Brusque Filho, para a leitura de A Zeropéia.
Acompanhados da Professora Isabel e da Diretora Érica, as crianças se divertiram ouvndo e lendo. 
Local e hora: Alberto Rosa, 154. Sala 04/Térreo do ICH, 9 horas.
2.      Leitura de Reinações de Narizinho, Monteiro Lobato para os 5º Anos da E.E.E.F. Fernando Treptow
Local e hora: Rua Ernani Fornari, 221 - Fragata, Pelotas, 9 horas.
14/07 – Atividades:
1. Leitura Literária: Contos de Terror e outros contos para os 9º anos da Anos da E.E.E.F. Fernando Treptow
Local e hora: Rua Ernani Fornari, 221 - Fragata, Pelotas, 9 horas.
2. Leitura Literária na Sala de Leitura: O GELL recebe as crianças do 1º Ano da E.E.E.F. Dr. Brusque Filho, para a leitura de A Zeropéia.
Local e hora: Sala de Leitura, 15 horas;
3. Visita Guiada à Sala de Leitura.
Público: Primeiro Semestre da Licenciatura em Pedagogia da FaE/UFPel
Docente que promoveu: Heloísa Duval
Nesta visita, o GELL, representado pelas personagens Bruxa, Fada e Girafalda Bixófila, recebeu os estudantes e informou a respeito das atividades da sala na FaE, nas escolas, em espetáculos e na Formação Docente.
As micropolíticas desenvolvidas pela Sala de Leitura buscam aproximar universitários dos livros e do gosto por ler, além de estabelecer contato profícuo com a escola e os futuros leitores. Integrada à Pedagogia, a Sala de Leitura é um espaço de exercício qualificado dos saberes literários como saberes docentes (PAULINO, 2001) e pauta-se pelo argumento de que a formação do mediador literário é estruturador e primordial no exercício cotidiano da docência, nos anos iniciais da escolarização.
4. Ensaio Público do Espetáculo "No Manantial", de JSLN.
Local e horário: Museu do Doce (Casarão 8, Centro Histórico), 16 horas.
Créditos:
Sala de Leitura Erico Verissimo da FaE/UFPel.
Sala 04/Andar Térreo do ICH - Alberto Rosa, 154.

Nenhum comentário:

Postar um comentário