sexta-feira, 30 de junho de 2017

Semana Literária Fabrício Carpinejar

Semana Literária Fabrício Carpinejar
A primeira semana de julho será repleta de atividades na Sala de Leitura Erico Verissimo. Conheça a agenda do GELL – Grupo de Estudos em Leitura Literária – e participe da Semana Literária Fabrício Carpinejar. Os eventos são todos gratuitos.
Semana Literária Fabrício Carpinejar
03/07 – Atividades
1.      Reunião do GELL – Grupo de Estudos em Leitura Literária. Tema: Como criar e desenvolver micropolíticas de leitura literária?
Local e hora: Sala de Leitura, 17 horas.
2.      Publicação da Agenda da Semana Literária Fabrício Carpinejar
Local: Blog da Sala de Leitura (http://saladeleituraericoverissimoufpel.blogspot.com.br/), 9 horas.
04/07 – Aula pública de Literatura Infantil. Tema: A Literatura Moderna: de Ana Maria Machado e Ruth Rocha a Mário Corso e Fabrício Carpinejar.
Local: Sala 103, Térreo do ICH/UFPel, das 9 às 11 horas:
05/07 – Estudo da obra Lulu, de Fabrício Carpinejar. Obra recente do poeta, é considerada um marco da “literatura infantil para incluir”. O estudo visa aprender a apresentar o livro a crianças entre dois e 11 anos.
Ministrante: Drª Cristina Maria Rosa
Local e hora: Sala do PET Educação, das 15 às 17 horas;
06/07 – Leitura literária para crianças: o GELL visita a Escola Municipal Dr. Joaquim Assumpção. Leituras para os pequenos do pré-escolar e do primeiro ano do ensino fundamental.
Local: A escola se localiza na Rua Almirante Barroso, 1679 e a leitura será entre as 9 e as 11 horas;
07/07 – Atividades:
1.    Leitura Literária na Sala de Leitura: O GELL recebe as crianças do CRAS Vida Ativa – Centro de Referência de Assistência Social. Local e hora: Sala de Leitura, 9-11 horas;
2.    Conferência ao PET Agronomia
Tema: Palestra e/ou Trabalho Científico: Como preparar e apresentar?
Conferencista: Drª. Cristina Maria Rosa
Local e horário: Auditório da FAEM/UFPel, 12 horas.
3.    Ensaio Público do Espetáculo Negro Bonifácio
Local e horário: Museu do Doce (Casarão 8, Centro Histórico), 16 horas.
A sala de leitura e a formação do leitor literário
As micropolíticas de leitura literária desencadeadas pela Sala da Leitura buscam aproximar universitários dos livros e do gosto por ler, além de estabelecer contato profícuo com a escola e os futuros leitores.
Integrada à Pedagogia, a Sala de Leitura é um espaço de exercício qualificado dos saberes literários como saberes docentes (PAULINO, 2001) e pauta-se pelo argumento de que a formação do mediador literário é estruturador e primordial no exercício cotidiano da docência, nos anos iniciais da escolarização.
Pesquisas indicam que a totalidade das crianças que chegam à escola pública precisam ser alfabetizadas literariamente (ROSA, 2015), uma vez que parte considerável das famílias das quais são oriundas, leem pouco ou quase nada. Resultados de pesquisas recentes indicam que o acesso à leitura literária e o consequente conhecimento de obras, gêneros, ritos e benesses das práticas, ocorre primordialmente na escola e deve ser considerado como um dos saberes na formação de leitores. Sem essa “apresentação”, a leitura tem vida curta nos poucos anos de escolaridade a que são submetidos os filhos das classes populares e cabe ao docente – ao professor dos anos iniciais, especialmente do primeiro ao quinto – ser capaz de tornar o experimento com os primeiros livros e a variedade de gêneros, uma experiência na vida dos pequenos.
Ao propor e desenvolver micropolíticas de leitura, entre elas, visitas guiadas para conhecimento do acervo e do espaço, cursos livres, saraus literários, pesquisas sobre o livro e a literatura e aulas em ambientes, a sala tem se tornado um lócus desencadeador de relações múltiplas com o livro e a literatura, mas, também, com a formação de leitores e mediadores.
Créditos:
Sala de Leitura Erico Verissimo da FaE/UFPel.
Sala 04/Andar Térreo do ICH.
Alberto Rosa, 154.

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