segunda-feira, 19 de junho de 2017

Sala de leitura na página da UFPel: visibilidade

UFPel promove a Semana do Gostar de Ler

A Sala de Leitura Erico Verissimo, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (FaE/UFPel), está desenvolvendo uma série de eventos em junho. Na semana de 19 e 23, haverá, todos os dias, um pequeno evento: é a Semana do Gostar de Ler. Os eventos são abertos e gratuitos.
Aula pública, estudo de obra e leitura para crianças estão entre as atividades programadas. A Sala de Leitura Erico Verissimo fica no andar térreo do Instituto de Ciências Humanas (Rua Coronel Alberto Rosa, 154).
Programação:
19/06 – Publicação no Blog da Sala de Leitura Erico Verissimo dos resultados da pesquisa “O que são ‘coisas de mulher’?”. A investigação e seus resultados integram a formação das estudantes de Pedagogia e se insere na micropolítica “Leituras para Meninas”, desencadeada em março deste ano.
20/06 – Aula Pública de Literatura Infantil. Tema: “A invenção da literatura infantil no RS: João Simões Lopes Neto e Erico Verissimo”. Local e hora: Sala 103, Térreo do ICH/UFPel, das 9h às 11h
21/06 – Estudo da obra “A Zeropéia”, de Herbert de Souza. A obra é considerada um marco da “literatura infantil para pensar”. O estudo visa aprender a apresentar “A Zeropéia” às crianças entre dois e 11 anos. A ministrante será a professora Cristina Maria Rosa. A atividade será na Biblioteca da E.E.E.F. Fernando Treptow, das 9h às 11h
22/06 – Leitura para crianças: o Grupo de Estudos em Leitura Literária (GELL) visita a Escola Municipal de Educação Infantil João Guimarães Rosa.
Local e hora: Avenida Herbert Hadler, 1.310 – Fragata, das 9h às 11h
23/06 – Leitura Literária na Sala de Leitura: o GELL recebe as crianças do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Vida Ativa. Local e hora: Sala de Leitura, das 9h às 11h
A Sala de Leitura e a formação do leitor literário
As micropolíticas de leitura literária desencadeadas pela Sala da Leitura buscam aproximar universitários dos livros e do gosto por ler, além de estabelecer contato profícuo com a escola e os futuros leitores.
Integrada à Pedagogia, a Sala de Leitura é um espaço de exercício qualificado dos saberes literários como saberes docentes e pauta-se pelo argumento de que a formação do mediador literário é estruturador e primordial no exercício cotidiano da docência, nos anos iniciais da escolarização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário