quarta-feira, 14 de junho de 2017

Gêneros literários: um trabalho da Sala de Leitura Erico Verissimo

Será na Universidade Federal do Rio Grande – FURG – a 16ª Mostra da Produção Universitária – MPU, entre 04 a 06 de outubro de 2017
Um dos trabalhos que foram aprovados para apresentação oral é intitulado: “QUAIS OS GÊNEROS LITERÁRIOS NA LITERATURA DO PNAIC?” elaborado pela estudante de Pedagogia e bolsista PET Educação Érica Machado Leopoldo.
Orientado pela Drª Cristina Maria Rosa e tendo como palavras-chave: Gêneros literários; Literatura Infantojuvenil e PNAIC, o trabalho investe na categorização, em gêneros literários, de um grupo de obras (60% do total) inseridas nas caixas do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. A pesquisa surgiu do contato com os livros que foram enviados às escolas e objetivo da investigação é descrever e analisar a variedade e qualidade textual, temática e gráfica dos livros possuidores do selo “Para o uso nas salas de aula do 1º ao 3º ano”.
O primeiro procedimento metodológico foi a delimitação do acervo: 45 das 75 obras disponíveis foram analisadas. A seguir, um grupo de categorias foram selecionadas para  a análise: variedade e qualidade textual, temática e gráfica da amostra.
Após uma leitura exploratória do acervo, nova leitura, mais criteriosa foi realizada com o fim de organizá-lo em gêneros literários. As demais características de cada uma das obras vêm sendo consideradas e integram um quadro demonstrativo e comparativo dos dados.
O PNAIC e a Literatura
As obras adquiridas pelo MEC para o PNAIC obedeceram a um Edital em que há previsão de uma triagem para garantir a adequação da obra aos gêneros literários previstos. De acordo com Paiva e Cosson (2014, p. 487-488), no entanto, “qualquer estudante de Letras percebe que a classificação dos gêneros adotada pelo MEC é inadequada, pois mistura elementos de ordem diversa em categorizações superpostas”
Ao iniciar a leitura das obras foi possível perceber que há variedade de gêneros no acervo que integra as caixas do PNAIC. Na amostra observada – 45 títulos ou 60% das obras do acervo literário PNAIC 2013 – há 26 textos pertencentes ao Gênero Narrativo (57,8%), 16 ao Gênero Poético (35,6%) e três “Livros de Imagem”, correspondendo a 6,7% do total. Como características marcantes, hibridismo (ROSA, 2016) e paradidatismo.
As conclusões iniciais indicam que parte significativa do acervo (quase 60%) possui obras em linguagem narrativa, embora o Gênero Poético – representado por poemas, haicais, quadras, parlendas, cantigas, trava-línguas e adivinhas – também esteja bem representado, uma vez que se encontram em 35.6% da amostra estudada.
Variedade?
Ao observar a amostra de livros, percebeu-se fragilidade em relação à variedade de gêneros. Entre os 45 livros estudados, não se encontram obras do folclore como lendas e mitos, não há abecedários, apólogos, fábulas, contos, crônica e nem novelas. Também não foram encontrados gibis, livros em quadrinhos e nem travalínguas. Outro gênero que não aparece é o dramático, considerado bastante importante. Além disto, há obras que estão no acervo literário que não se enquadram conceito de obra literária.
As referências
Um grupo de autores ajudou a definir os temas, abordagens, categorias e metodologia empregada no estudo. Eles são:
BICALHO, D. Leitura. Glossário CEALE. Belo Horizonte: UFMG/CEALE, 2014.
BRASIL. MEC. Secretaria de Educação Básica. Acervos complementares: alfabetização e letramento nas diferentes áreas do conhecimento / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. -- Brasília: A Secretaria, 2012. Acessado em 29 mai. 2016. Online. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários Escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
MANGUEL, A. Uma história da leitura. São Paulo: Cia das Letras, 1997.
PAIVA, A. Critérios de escolha de obras para o PNAIC. Aparecida Paiva: inédito, Pelotas, 2016. Entrevista online concedida a Cristina Maria Rosa em 20/07/2016.
PAIVA, A. e COSSON, R. O PNBE, a literatura e o endereçamento escolar. In: Remate de Males. 34.2 Campinas-SP, (34.2): pp. 477- 499, Jul./Dez. 2014.
PAULINO, G. Leitura literária. Glossário CEALE. Belo Horizonte: UFMG/CEALE, 2014.
ROSA, C. Gêneros literários: o hibridismo. Blog Alfabeto à Parte. Acessado em 21 jul. 2016. Online Disponível em: http://crisalfabetoaparte.blogspot.com.br/2016/07/generos-literarios-o-hibridismo.html
ROSA, C. O que é poesia? Blog Alfabeto à Parte. Acessado em 11 jul. 2016. Online Disponível em: http://crisalfabetoaparte.blogspot.com.br/2016/07/o-que-e-poesia.html
ROSA, C. Paradidáticos: isso é literatura? Blog Alfabeto à Parte. Acessado em 11 jul. 2016. Online Disponível em: http://crisalfabetoaparte.blogspot.com.br/2016/07/paradidaticos-isso-e-literatura.html
SILVA, E. O ato de ler: fundamentos psicológicos para uma nova pedagogia de leitura. São Paulo: Cortez, 2002.
SOUZA, R., SILVA, K. e ARIOSI C. A leitura e a função da literatura no PNAIC: para além do deleite. Educação em Revista, Marília, v.17, p. 63-80, 2016, Edição Especial.
TODOROV, T. A Literatura em Perigo. Rio de Janeiro: Difel, 2012.
ZILBERMAN, R. A literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário