sexta-feira, 9 de junho de 2017

Exposição de Arte de Leitura de Quintal ao Lado

A Sala de Leitura Erico Verissimo recebeu no dia de hoje, 08 de junho, a autora – Cristina Maria Rosa – e a ilustradora – Helena Xavier – o Livro Digital Quintal ao Lado. O objetivo foi dar a conhecer o processo de criação da obra, desde os primórdios até sua finalização. Esse processo teve como pontos crucias a escrita do conto, a composição de cinco ilustrações a partir da leitura dele, a criação de um projeto digital, a elaboração de uma ficha catalográfica, o compartilhamento do resultado via web e a impressão de um exemplar para leitura.
Com uma exposição dos originais que serviram de fonte para as ilustrações do livro e a leitura literária feita pela autora da obra, foi inaugurada mais uma das micropolíticas de leitura da Sala de Leitura Erico Verissimo: o compartilhamento de produtos literários de a audição de escritos.
Presente nesse importante dia, a Diretora em exercício da FaE, professora Mirela Meira. Em suas palavras, Mirela parabenizou a iniciativa e incentivou os estudantes presentes a se incorporarem a projetos em que a arte tem protagonismo.
Entre o grupo de presentes, integrantes do PET Educação, monitores e voluntários da Sala de Leitura, estudantes de Literatura Infantil e a Diretoria do DACE – Diretório Acadêmico da Pedagogia – recentemente eleita e empossada.
A sala de leitura
Criada para promover a leitura literária no espaço acadêmico, a Sala de Leitura Erico Verissimo foi e tem sido responsável por propor e desenvolver micropolíticas de leitura. Entre elas, visitas guiadas para conhecimento do acervo e do espaço, cursos livres – como o Mediadores em Leitura Literária –, Saraus literários, pesquisas sobre o livro e a literatura e aulas em ambientes não convencionais como o corredor em frente à sala que se localiza no térreo do ICH.
Inaugurada em 17/12/2015, a sala funciona com a supervisão da Drª Cristina Maria Rosa (FaE/UFPel) e com o trabalho de estudantes (bolsistas PET e voluntários) da Licenciatura em Pedagogia. A cada semestre, oferece uma grade de horários em que pode ser visitada/usada, priorizando os momentos livres dos estudantes, como o intervalo entre turnos, por exemplo.
Para conhecer a sala e participar de suas atividades, fique atento ao BLOG do PET Educação e à página da UFpel. A programação é sempre atualizada e comunicada com antecedência. Gratuitas, todas as atividades são certificadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário